Pesquisar neste blogue

domingo, 26 de setembro de 2010

O homem reprodutor

Muito antes do nascimento de um ser, antes da fecundação, antes da entrada de espermatozóides para o útero, há um conjunto de mecanismos que os espermatozóide têm de ultrapassar.


Aparelho repordutor masculino

O sistema reprodutor masculino é formado por:

  • Testículos ou gônadas

  • Vias espermáticas: epidídimo, canal deferente, uretra.

  • Pênis

  • Escroto

  • Glândulas acessórias: próstata, vesículas seminais, glândulas bulbouretrais.
Escroto
 Um espermatozóide leva cerca de 70 dias para ser produzido. Eles não podem se desenvolver adequadamente na temperatura normal do corpo (36,5°C). Assim, os testículos se localizam na parte externa do corpo, dentro da bolsa escrotal, que tem a função de termorregulação (aproximam ou afastam os testículos do corpo), mantendo-os a uma temperatura geralmente em torno de 1 a 3 °C abaixo da corporal. 

Testiculos


 São as gônadas masculinas. Cada testículo é composto por tubos seminíferos enrolados. Esses tubos são formados pelas células de Sértoli (ou de sustento) e pelo epitélio germinativo, onde ocorrerá a formação dos espermatozóides. Enter os tubos seminíferos, as células intersticiais ou de Leydig  produzem  as hormonas sexuais masculinos, sobretudo a testosterona, responsáveis pelo desenvolvimento dos órgãos genitais masculinos e dos caracteres sexuais secundários:
  • Estimulam os folículos pilosos para que façam crescer a barba masculina e o pêlo pubiano.
  • Estimulam o crescimento das glândulas sebáceas e a elaboração do sebo.
  • Produzem o aumento de massa muscular nas crianças durante a puberdade, pelo aumento do tamanho das fibras musculares.
  • Ampliam a laringe e tornam mais grave a voz.
  • Fazem com que o desenvolvimento da massa óssea seja maior, protegendo contra a osteoporose.
Epidídimos (por cada testiculo)
 Composto por um tubo enrolado, que faz a passagem do esperma durante 20 dias, permitindo o amadurecimento, mobilidade e capacidade fecundativa aos espermatozóides.

Canais deferentes
 São dois tubos que partem dos testículos, circundam a bexiga urinária e unem-se ao ducto ejaculatório, onde desembocam as vesículas seminais.

Vesiculas seminais
Produzem um líquido correspendente a 60% de esperma, que contém muco, frutose (fornece energia aos espermatozíódes), enzimas e hormonas.

Próstata
Glândula localizada abaixo da bexiga urinária. Secreta substâncias alcalinas que neutralizam a acidez da urina e  ativa os espermatozóides

Glândulas de Cowper
Sua secreção transparente é lançada dentro da uretra para limpá-la e preparar a passagem dos espermatozóides. Também tem função na lubrificação do pênis durante o ato sexual.

Pénis
formado por dois tipos de tecidos cilíndricos: dois corpos cavernosos e um corpo esponjoso (envolve e protege a uretra). Na extremidade do pênis encontra-se a glande - cabeça do pênis, onde podemos visualizar a abertura da uretra. Com a manipulação da pele que a envolve - o prepúcio - acompanhado de estímulo erótico, ocorre a inundação dos corpos cavernosos e esponjoso, com sangue, tornando-se rijo, com considerável aumento do tamanho (ereção).

Assim, através de todo este "trajecto", é possivel obter as condições possiveis e favoráveis á formação e lançamento de espermatozóides, e tudo começa, no inicio da puberdade através da  ESPERMATOGÉNESE :



  1. Fase germinativa                                                                                                                  Espermatogónias - células germinativas que estão constante proliferação e em sucessivas divições mitóticas, que darão origem aos espermatozóides.
  2. Fase de crescimento                                                                                                                        As espermatogónias anmentam de volume, devido à sintese e acumulação de substâncias de reserva, originando os espermatócitos I.
  3. Fase de maturação                                                                                                                         Cada espermatócito I divide-se, por meiose. 1ª divissão meiótica = dois espermatócitos II, seguindo-se da 2ª divissão meiótica = quatro espermatídeos.
  4. Fase de diferenciação                                                                                                                      Os espermatídeos transformam-se em espermatozóides, onde há perda de grande parte do citoplasma, reorganização dos organelos citoplasmáticos e diferenciação de um flagelo, a partir dos centríolos. 
E nasceram espermatozóides felizes : )




Sistema Reprodutor feminino - cancro da mama

O cancro da mama é um problema de saúde pública; apesar de não ser dos mais letais, corresponde à segunda causa de morte por cancro, na mulher.Não só é muito frequente, e associado a uma imagem de grande gravidade, mas como também porque agride um órgão cheio de simbolismo, na maternidade e na feminilidade.
 Como ocorre?

Cada mama encontra-se dividida em 15 a 20 secções, os chamados lobos. Os lobos contêm muitos lóbulos mais pequenos. Os lóbulos contêm grupos de pequenas glândulas que produzem leite. O leite flui dos lóbulos através de uns tubos finos, os ductos, até ao mamilo. O mamilo é o centro de uma área escura de pele, a aréola. O espaço entre os lóbulos e os ductos é preenchido com gordura.

A mama também tem vasos linfáticos, que transportam um líquido límpido - a linfa. Os vasos linfáticos terminam nuns órgãos pequenos e arredondados - os gânglios linfáticos. Encontram-se grupos de gânglios linfáticos perto da mama, nas axilas (debaixo do braço), acima da clavícula, no peito (atrás do esterno), e em muitas outras partes do corpo. Os gânglios linfáticos "prendem" e retêm bactérias, células cancerígenas, ou outras substâncias malignas, que se podem encontrar no sistema linfático. Quando as células de cancro da mama entram no sistema linfático, podem ser encontradas nos gânglios linfáticos próximo da mama (regionais).
 


Sinais e sintomas
O cancro da mama pode causar alterações físicas visíveis, que devem ser observadas com atenção:

  • Qualquer alteração na mama ou no mamilo, quer no aspecto quer na palpação;
  • Qualquer nódulo ou espessamento na mama, perto da mama ou na zona da axila;
  • Sensibilidade no mamilo;
  • Alteração do tamanho ou forma da mama;
  • Retracção do mamilo (mamilo virado para dentro da mama);
  • Pele da mama, aréola ou mamilo com aspecto escamoso, vermelho ou inchado; pode apresentar saliências ou reentrâncias, de modo a parecer "casca de laranja".
  • Secreção ou perda de líquido pelo mamilo. 

Rastreio do cancro da mama, como é?
O objectivo do rastreio é fazer o diagnóstico de cancro da mama numa fase precoce e assenta na realização de mamografias a mulheres sem sintomas. O rastreio varia de país para país nomeadamente quanto à idade em que se começa e se termina e quanto à periodicidade com que é feito.
De forma resumida, posso descrever assim algumas formas de rastreio:

  • mamografia anual a todas as mulheres com mais de 40 anos;

  • interpretação da mamografia por dois radiologistas, independente um do outro, que classificam a presença de lesões suspeitas;

  • discussão em consulta de aferição ( consulta de grupo com o cirurgião especialista em doenças da mama e o anatomopatologista ) das mamografias suspeitas e daquelas em que a opinião dos dois radiologistas não foi concordante;

  •   decisão quanto ao procedimento seguinte: apenas manter vigilância, repetir o exame ou realizar outros exames de imagem, proceder a citologia ou biopsia;

  • concluir pela não existência de doença, presença de doença benigna ou presença de doença maligna;

  • orientar a mulher para tratamento adequado e em tempo útil.
Tratamento

As mulheres com cancro da mama têm várias opções de tratamento: cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapêutica hormonal e terapêuticas dirigidas.Na maioria dos casos, o factor mais importante, na escolha do tratamento, é o estadio da doença.
Tendo ou não cancro, na minha opinião, todos nós devemos de estar alertos e atentos a qualquer sintoma, e procurar sempre informação/ajuda/opinião médica e familiar, ignorar é que não!!
 Porque...
Prevenir é viver.





sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Nascimento

Na passda quarta feira ( dia 15 de Setembro ) começaram as aulas de biologia, com novas ideias, projectos e propostas de trabalhos.  Este ano a minha professora sugeriu uma apresentação de protfolio diferente do habitual ( que para mim foi fantástica!! )...sugeriu á turma para cada um criar o seu próprio blog, recheado de matéria sobre biologia : )
Para alguns a ideia não foi muito bem aceite, mas para mim é excelente! Apesar de ainda não saber bem o que postar, acho que as próximas aulas me ajudaram a redigir algo mais.

Boas aulas para todos, e vamos a isto!